O contacto com a natureza e a divulgação do meio rural marcaram a 9.ª edição do Festival Sons & Ruralidades, que decorreu este fim-de-semana, no concelho de Vimioso.
As aldeias de Serapicos e S. Joanico ganharam vida com a chegada de jovens e outros visitantes, atraídos sobretudo pela beleza das paisagens. Os sons da natureza estiveram bem presentes em todo o percurso.
O passeio sonoro, integrado no Festival Sons & Ruralidades, reuniu participantes de todas as idades, que caminharam cerca de quatro quilómetros junto às margens do rio Angueira. No final, os caminheiros ficaram satisfeitos com a experiência. “Foi realmente muito interessante com esta possibilidade que tivemos de ouvir os sons que nos passam completamente despercebidos durante os nossos percursos. Principalmente junto ao rio, a possibilidade de nós ouvirmos as cigarras a tocarem na água”, descreve Lurdes Soares.
É precisamente para dar a conhecer a beleza natural destas aldeias, trazer movimento ao meio rural e interagir com a população, que a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso, organiza o Festival Sons & Ruralidades.
A presidente da AEPGA, Joana Braga, acredita que dar a conhecer as potencialidades destas aldeias pode trazer mais jovens para o meio rural, numa altura em que as aldeias têm cada vez menos pessoas. “As pessoas continuam a ter tendência de partir muitas para as zonas urbanas, muitas para outros países. A verdade é que passa pelas pessoas que organizaram este festival tomarem a opção de aqui viverem fazem o seu trabalho a sua vida e acreditamos que mais pessoas poderão vir com novas ideias, com vontade de lutar para permanecer neste espaço. O que é importante é conseguirmos fazer aqui a nossa vida, arranjar ou criar trabalho”, realça Joana Braga. Na aldeia de S. Joanico, por exemplo, residem cerca de 40 pessoas.
O representante da Junta de Freguesia, Emílio Pires, vê este festival como uma iniciativa importante para dar movimento à terra. “Acho que isto é de manter. É tradicional e é isto que temos que apoiar sempre. Estas aldeias ficam mais movimentadas, aos outros dias vêm três ou quatro casais no máximo, não é nada disto”, salienta o autarca.
O Festival Sons & Ruralidades contou, ainda, com palestras sobre o Mundo Rural, teatro ao ar livre, uma feira e desfile de burros e ainda animação com música tradicional, com destaque para o concerto com o grupo Sopa de Pedra ontem à tarde, na aldeia de Serapicos, integrado no Outonalidades - circuito português de música ao vivo.
O Festival Sons & Ruralidades a dar vida a algumas aldeias do concelho de Vimioso. Esta é uma reportagem que pode ouvir aqui na Brigantia no noticiário das cinco da tarde e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário