Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Contacto com a natureza promovido este fim-de-semana no concelho de Vimioso

O contacto com a natureza e a divulgação do meio rural marcaram a 9.ª edição do Festival Sons & Ruralidades, que decorreu este fim-de-semana, no concelho de Vimioso.
As aldeias de Serapicos e S. Joanico ganharam vida com a chegada de jovens e outros visitantes, atraídos sobretudo pela beleza das paisagens. Os sons da natureza estiveram bem presentes em todo o percurso. 
O passeio sonoro, integrado no Festival Sons & Ruralidades, reuniu participantes de todas as idades, que caminharam cerca de quatro quilómetros junto às margens do rio Angueira. No final, os caminheiros ficaram satisfeitos com a experiência. “Foi realmente muito interessante com esta possibilidade que tivemos de ouvir os sons que nos passam completamente despercebidos durante os nossos percursos. Principalmente junto ao rio, a possibilidade de nós ouvirmos as cigarras a tocarem na água”, descreve Lurdes Soares. 
É precisamente para dar a conhecer a beleza natural destas aldeias, trazer movimento ao meio rural e interagir com a população, que a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso, organiza o Festival Sons & Ruralidades. 
A presidente da AEPGA, Joana Braga, acredita que dar a conhecer as potencialidades destas aldeias pode trazer mais jovens para o meio rural, numa altura em que as aldeias têm cada vez menos pessoas. “As pessoas continuam a ter tendência de partir muitas para as zonas urbanas, muitas para outros países. A verdade é que passa pelas pessoas que organizaram este festival tomarem a opção de aqui viverem fazem o seu trabalho a sua vida e acreditamos que mais pessoas poderão vir com novas ideias, com vontade de lutar para permanecer neste espaço. O que é importante é conseguirmos fazer aqui a nossa vida, arranjar ou criar trabalho”, realça Joana Braga. Na aldeia de S. Joanico, por exemplo, residem cerca de 40 pessoas. 
O representante da Junta de Freguesia, Emílio Pires, vê este festival como uma iniciativa importante para dar movimento à terra. “Acho que isto é de manter. É tradicional e é isto que temos que apoiar sempre. Estas aldeias ficam mais movimentadas, aos outros dias vêm três ou quatro casais no máximo, não é nada disto”, salienta o autarca. 
O Festival Sons & Ruralidades contou, ainda, com palestras sobre o Mundo Rural, teatro ao ar livre, uma feira e desfile de burros e ainda animação com música tradicional, com destaque para o concerto com o grupo Sopa de Pedra ontem à tarde, na aldeia de Serapicos, integrado no Outonalidades - circuito português de música ao vivo. 
O Festival Sons & Ruralidades a dar vida a algumas aldeias do concelho de Vimioso. Esta é uma reportagem que pode ouvir aqui na Brigantia no noticiário das cinco da tarde e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário