Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Produtores frutícolas de Carrazeda de Ansiães parecem ter encontrado alternativa para o embargo russo

A ministra da Agricultura disse ontem que a estratégia nacional para compensar o embargo russo aos produtos europeus passa pela diversificação de mercados, realçando o empenho do Governo em abrir alternativas para os produtores portugueses.

A ministra disse que a estratégia nacional tem a ver com a procura de novos mercados:

“A diversificação de mercados, a abertura consistente de mais mercados e o apoio às empresas para poderem começar a trabalhar com outros mercados. isso é, o nosso trabalho diário no ministério da agricultura.

Ainda esta semana tivemos o fecho de negociações com Marrocos que nos permitiram abrir o mercado marroquino a uma série de produtos portugueses. Isso é extraordinariamente relevante.

Falo de Marrocos, mas também posso falar do Chile ou há poucas semanas do Kuwait para mostrar que há uma grande diversificação de mercados e tem sido um empenho deste governo e do ministério, em poder sistematicamente ter missões a políticas e técnicas para poder abrir alternativas para os produtores nacionais.”

O embargo russo a alguns produtos europeus afeta nomeadamente o mercado frutícola português, mas, no caso da maçã de Carrazeda de Ansiães, José Bernardo, um dos maiores produtores do concelho, diz que há outros mercados alternativos:

“Neste momento o mercado está saturado de maçãs e pêras.

A questão da Rússia é um problema que está a acontecer, mas está a virar-se para outros mercados.

Em Angola está-se a vender alguma coisa, para Espanha também e este ano há muita qualidade para as maçãs poderem ir para Espanha. Provavelmente ainda poderá ser aberta a porta dos EUA e do Canadá.

Portanto vamos  ver  o que é que o resto do valor nos vai dizer mas neste momento sim há encharcamento de fruta nos mercados a preços muito baixos, isso acontece neste momento mas acho que temos que esperar um bocadinho pelo janeiro e pelo próximo  ano para se começar a vender maçãs.”

Recordo que a Comissão Parlamentar de Agricultura aprovou na terça-feira um requerimento do PS que solicita uma audição urgente da ministra para saber qual o impacto do embargo da Rússia às exportações europeias na agricultura e agro-indústria portuguesa.

Informação CIR (Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário