A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), que faz parte do Serviço de Urgência Básico de Mogadouro, da ULS Nordeste, completou ontem dois anos de atividade.
Domingos Fernandes, diretor clínico da ULS Nordeste, realça a importância do tratamento pré-hospitalar, principalmente num território tão disperso como o transmontano. Apesar de não ter um médico presente no local, Domingos Fernandes relembra que o tem remotamente e que, devido às suas características, pode interferir na eficácia do cuidado prestado.
A SIV de Mogadouro tem uma média de 40 ativações mensais.
Domingos Fernandes explica que numa região do litoral, com um grande aglomerado populacional, esta não seria considerado um número substancial. É assim um tratamento com qualidade e de proximidade.
O diretor clínico da Unidade Local de Saúde do Nordeste relembra ainda que esta SIV não está só ao serviço da zona do Planalto. Está apta para colaborar com outros meios, caso seja necessário.
A SIV de Mogadouro completou ontem dois anos ao serviço da população. Tem uma equipa constituída por 14 elementos, 9 enfermeiros e 5 técnicos de ambulância de emergência (TAE).
Por mês estima-se que saia, em média, 40 vezes para prestar auxílio especializado, ou seja, perto de mil pessoas terão recebido assistência ao longo destes dois anos.
A outra SIV do distrito está estacionada em Mirandela.
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:
Enviar um comentário