Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Milhares de pessoas assistiram à Festa da Cabra e do Canhoto

Milhares de pessoas encheram a pequena aldeia de Cidões, no concelho de Vinhais, na noite de sábado.
A Festa da Cabra e do Canhoto atraiu pessoas da região e também de outras zonas do País que quiseram conhecer a tradição celta que marca a entrada na estação escura. É num ambiente mágico e ao mesmo tempo místico que as pessoas provam a cabra e se aquecem ao canhoto na aldeia de Cidões, em Vinhais. 
A viagem até esta pequena localidade, onde residem diariamente cerca de 18 pessoas, fez-se na noite de sábado pela habitual estrada que foi decorada a preceito com velas.Foram várias as pessoas que se deslocaram a Cidões, muitos pela primeira vez, para viver esta tradição celta que o povo desta aldeia teima em dar a conhecer ao mundo.
A organização está a cargo da Associação Raízes de Cidões, que este ano contou com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Vinhais. 
Luís Castanheira, membro da direcção da Raízes, confessa que o evento tem vindo a crescer ano após ano e já começa a justificar-se o investimento em novas infra-estruturas para acolher as pessoas.
Durante a festa comeu-se a cabra, bebeu-se a queimada, queimou-se o cabrão, assistiu-se à chegada do diabo e ainda houve momentos de danças celtas.
Esta é uma reportagem que pode ouvir na Brigantia nas notícias das cinco da tarde e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário