terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ciclo de Concertos «Do Advento ao Natal» : Sé de Miranda do Douro e Lamego acolhem iniciativa cultural

Com os concertos do Coro da Concatedral de Miranda do Douro e Coro da EB Miranda do Douro e Quinteto Reis, na Concatedral de Miranda (domingo, dia 4, 15h00) e do Coro e da Orquestra de Câmara da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, na Sé de Lamego (domingo, dia 18, 15h30), terá continuidade o Ciclo de Concertos «do Advento ao Natal na Rota das Catedrais».

A iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte decorre nas sete cidades onde se situam as Sés do Norte de Portugal. 

Trata-se de uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, e consiste na primeira iniciativa de índole cultural a decorrer nas Sés no âmbito de um plano de intervenção mais alargado. 

Com uma programação adequada à quadra festiva e aos espaços catedralícios, o Ciclo de Concertos visa envolver públicos locais diversificados estimulando a sua participação ativa na proteção e valorização das Catedrais. 

A entrada nos concertos é gratuita, mas sujeita à capacidade de lotação dos espaços. É obrigatória a apresentação de convites que podem ser levantados nas respetivas Igrejas, Cabidos, Câmaras Municipais e junto dos grupos que atuam nos concertos. 

Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, com intervenções já a decorrer em Miranda do Douro, Lamego, Braga e Vila Real, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos. 

Assim, para além do Ciclo de Concertos que agora irá iniciar-se, estão ainda previstas exposições e instalações itinerantes bem como um ciclo de teatro, para além da criação de novos suportes de comunicação que estimulem a visita em rede às sete catedrais que integram o projeto.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário