sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ernesto Rodrigues comemora os 40 Anos de Vida Literária

Ernesto Rodrigues, escritor  nascido em Torre de D. Chama, concelho de Mirandela, está a comemorar os 40 Anos de Vida Literária, realizando-se no próximo dia 13 de dezembro , na Biblioteca Municipal do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança,  um encontro de homenagem ao literato transmontano.

Nesta sessão comemorativa das quatro décadas de actividade literária do autor de “A Serpente de Bronze”, estarão presentes Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Amadeu Ferreira, Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e José Eduardo Franco, CLEPUL - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

O dia será marcado por uma mesa redonda onde participarão companheiros e amigos do escritor como Teresa Martins Marques, José Mário Leite, Neto Jacob, Hirondino Fernandes, António Pinelo Tiza, Alberto Fernandes, Teófilo Valdemar, Mara Cepeda e Marcolino Cepeda.

Depois da apresentação do livro “Passos Perdidos”, que deverá ocorrer pelas 17 horas da tarde, será exibido um documentário da autoria de Leonel Brito que incidirá  sobre depoimentos de pessoas que conhecem e que conviveram desde a juventude com Ernesto Rodrigues .

O dia encerrará com a inauguração de duas exposições intituladas “Bibliografia de Ernesto Rodrigues” e “Bragança anos 60/70, 2014”. 

Ernesto Rodrigues (Torre de Dona Chama, 1956), poeta, ficcionista, crítico, ensaísta e tradutor de húngaro, é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e presidente de direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes. 

Principais obras: Várias Bulhas e Algumas Vítimas, novela, 1980; A Flor e a Morte, contos e novelas, 1983; Sobre o Danúbio, poesia, 1985; A Serpente de Bronze, romance, 1989; Torre de Dona Chama, romance, 1994; Histórias para Acordar, contos para a infância, 1996; Sobre o Danúbio / A Duna Partján, poesia e ficção, 1996; Pátria Breve, miscelânea, 2001; Antologia da Poesia Húngara, 2002. Na crítica e ensaio, seleccionamos: Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal, 1998; Cultura Literária Oitocentista, 1999; Verso e Prosa de Novecentos, 2000; Visão dos Tempos. Os Óculos na Cultura Portuguesa, 2000; Crónica Jornalística. Século XIX, 2004; «O Século» de Lopes de Mendonça. O Primeiro Jornal Socialista, 2008; A Corte Luso-Brasileira no Jornalismo Português (1807-1821), 2008; 5 de Outubro ¬- Uma Reconstituição, 2010. Responsável pelos 3 volumes de Actualização (Literatura Portuguesa e Estilística Literária) do Dicionário de Literatura dirigido por Jacinto do Prado Coelho (2002-2003), editou, entre outros, Padre António Vieira, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Ramalho Ortigão, Trindade Coelho, José Marmelo e Silva, António José Saraiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário