Bragança acolhe este domingo a primeira Gala de Homenagem ao Poder Local. É uma iniciativa do grupo Pressnordeste, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes. O objectivo é reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Câmaras, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia eleitas após o 25 de Abril de 1974.
O director geral do grupo Pressnordeste, João Campos, assegura que esta é uma iniciativa inédita no distrito de Bragança. “A imprensa regional é um símbolo da liberdade de expressão e o poder local é um símbolo de autonomia e de oportunidade de as pessoas decidirem quem são os seus representantes dos seus municípios, daí que esta ligação entre a comunicação social, a quem as pessoas chamam o 4.º poder, e o poder local, há aqui um conjunto de afinidades que nos levaram a organizar este evento inédito no distrito de Bragança”, realça João Campos.
Vão ser homenageados os representantes dos principais pilares do Poder Local. “Vamos homenagear todos os presidentes de Câmara eleitos após 12 de Dezembro de 1976, que foi a data das primeiras eleições autárquicas livres em Portugal e vamos homenagear as Assembleias Municipais que são também um dos principais pilares do poder local e vamos homenagear de forma simbólica os presidentes de Junta de Freguesia através do órgão que os representa que é a ANAFRE”, salienta o director-geral do Grupo Pressnordeste.
O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira, não tem dúvidas que esta é uma forma de valorizar o trabalho feito pelos eleitos para representar a população da região. “É de louvar o facto de a comunicação social levar em linha de conta o papel das autarquias naquilo que é a economia do País parece-me uma excelente ideia. Porque não há dúvida absolutamente nenhuma que o País da maneira que se encontra infra-estruturado, moderno, com qualidade de vida para a maior parte dos cidadãos deve-se em grande medida às autarquias locais”, realça o autarca.
A I Gala de Homenagem ao Poder Local vai decorrer na tarde deste domingo no Teatro Municipal de Bragança. Vai contar com a presença do Catedrático da Universidade do Minho António Cândido de Oliveira, especialista em Direito das Autarquias Locais, que vai falar sobre o Futuro do Poder Local, e do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro. Os momentos musicais da Gala vão ser protagonizados pelos “Lacre”.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário