quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estratégia para a caça e pesca já está estudada

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes já tem um plano estratégico para a caça e pesca na região. Este foi um dos assuntos que marcou a reunião de autarcas de ontem, em Bragança.
O presidente da CIM, Américo Pereira, adianta que este plano vai aliar o negócio aos interesses dos residentes nas zonas de caça e pesca.
“Faz o diagnóstico e aponta alguns caminhos em termos de gestão da caça e da pesca, cumprindo dois objectivos o turístico e empresariais o outro que seja um recurso também para os próprios residentes. Tem que se pensar também nas pessoas que alimentam os animais que são os residentes e por isso esta estratégia tem também que ser pensada nesta dimensão”, realça o autarca.
Nesta reunião foram também indicados os representantes das autarquias para o Conselho Consultivo da Comarca de Bragança. Américo Pereira e Nuno Gonçalves, autarca de Torre de Moncorvo, vão ter uma voz activa nas questões relacionadas com o funcionamento dos tribunais.
“É para dar a nossa opinião sobre o funcionamento dos tribunais. Há aí matérias importantes onde temos que opinar, nomeadamente a falta de funcionários que existe nos tribunais que foram desclassificados, a morosidade na Justiça, as próprias instalações”, salienta Américo Pereira.
A fusão das empresas que garantem o abastecimento de água em alta, entre elas a Águas de Trás-os-Montes também foi discutida pelos autarcas. Américo Pereira acredita que esta medida pode ser positiva para os municípios e para os consumidores.
“Vai permitir baixar as tarifas dos municípios do Interior e pode acarretar alguma subida nos municípios do Litoral. De qualquer forma há alguns municípios que concordam desde que se cumpra integralmente o plano de fornecimento integral de água a todos os concelhos, porque há concelhos em que as obras em alta ainda não acabaram”, explica o autarca.
Os municípios transmontanos apreensivos em relação à fusão das empresas que gerem a água em alta, que chega aos municípios.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário