Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Seis restaurantes do distrito premiados em concurso de cogumelos

Seis restaurantes do distrito de Bragança foram premiados no âmbito do II Concurso Hispanoluso Micogastronómico. 65 restaurantes do Nordeste Transmontano e das províncias de Zamora e Salamanca apresentaram entradas confeccionadas à base de cogumelos silvestres durante o passado mês de Outubro, que foram avaliadas por um júri.
O restaurante a Vileira, em Vimioso, foi o vencedor. Nuno Garcia recebeu ontem o troféu em Bragança e confessa que há cada vez mais portugueses a procurar pratos com cogumelos silvestres. “Os portugueses estão a aderir cada vez mais aos cogumelos mas os espanhóis já há muito tempo que os procuram”, constata o empresário. 
A iniciativa é promovida pelo Agrupamento Transfronteiriço ZASNET, em parceria com outras entidades dos dois lados da fronteira. 
A directora-geral do ZASNET, Margarida Rodrigues, sublinha que um dos objectivos desta iniciativa é trazer turistas à região.“Tivémos um feedback bastante importante dos restaurantes. Houve um fluxo transfronteiriço para virem provar, da parte portuguesa entradas com cogumelos silvestres, e da parte espanhola, as tapas. 

O micoturismo é um dos potenciais inserido no turismo natureza e julgo que nós temos todas as potencialidades para a promoção do micoturismo na região”. Para valorizar este recurso, o ZASNET já avançou com uma candidatura para um parque Micológico. 
Jorge Fidalgo, representante dos Municípios da Terra Fria neste Agrupamento, defende que também é preciso avançar com legislação para preservar este recurso. “O objectivo é regulamentar a apanha e fomentar o potencial turístico e gastronómico dos cogumelos”, revela o responsável. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário