Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Hospital de Bragança recebe consolas para a Pediatria

O serviço de pediatria da Unidade Local de Saúde de Nordeste recebeu quatro consolas e vários jogos informáticos.
Os brinquedos, doados pela Fundação espanhola Juegaterapia, vão estar disponíveis na pediatria do Hospital de Bragança e pretendem amenizar os efeitos do internamento. Carolina Martinez, da Fundação do país vizinho, refere que a ideia surgiu há dois anos “quando a fundadora percebeu que um menino com cancro, filho de uma amiga sua, quando estava a brincar esquecia totalmente da doença, e entendeu que essa mudança podia ser para mais meninos”. 
A iniciativa estendeu-se aos hospitais com o objectivo de tornar mais agradável o tempo de permanência dos mais novos e Carolina Martinez explica que, morando em Portugal, lhe foi sugerido que trouxesse a iniciativa aos hospitais nacionais, tendo já sido feitas ofertas no Porto, Coimbra e Vila Real.
As quatro consolas, acessórios e vários jogos ainda em bom estado, recolhidos junto e famílias que já não lhes davam uso, foram recebidos com entusiasmo pelas crianças internadas na pediatria e aqueles a quem em regime de hospital de dia são feitas avaliações e administração terapêutica.
Judite Marques, pediatra e directora do Departamento da Mulher e da Criança do Hospital de Bragança, acredita que é positivo as crianças terem actividades que as distraiam enquanto recebem cuidados de saúde, porque “vai minimizar as repercussões do internamento das crianças, que é sempre traumatizante. 

Se tiverem brinquedos e actividades, melhor, porque os faz sentir muito melhor e os dias passam mais rápido”.
A iniciativa que se estende agora a Portugal, já fez a diferença em mais de 50 hospitais em Espanha, os quais receberam mais de duas mil consolas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário