quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reconversão urbana em Alfândega da Fé: Levantamento arqueológico já começou

Já começaram os trabalhos de estudo e inventariação da Torre do Relógio e da área envolvente. Trata-se de um estudo, decorrente do projecto da própria requalificação do monumento, que vai permitir ficar a conhecer melhor a história desta zona, do edifício emblemático e consequentemente do próprio concelho. 

O levantamento fotográfico para registar o estado atual da Torre e acompanhar todo o trabalho de recuperação continua a ser realizado, no terreno estão agora as sondagens arqueológicas. Uma equipa de arqueólogos/as está a realizar trabalhos na Torre e área envolvente com o objectivo de determinar com precisão as origens e contextualização da Torre do Relógio. 

Paralelamente, historiadores/as estão a desenvolver um estudo histórico, subordinado ao tema “A Torre do Relógio e o Castelo de Alfândega da Fé-Estudo sobre o seu passado”. Todo este trabalho está a ser feito em colaboração com a Universidade do Minho, instituição com a qual a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo na área de arqueologia. 

Tanto as investigações documentais como as arqueológicas são importantes porque vão permitir valorizar e conhecer melhor esta estrutura e a sua importância, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do património. 

Esta foi a principal intenção da Câmara Municipal ao lançar este projeto. Face ao estado de degradação do monumento a autarquia pretendia reabilitá-lo, mas entendeu que esta recuperação tinha que ser acompanhada de um estudo preciso para aprofundar o conhecimento sobre a torre, zona em que está implementada e a própria vila. 

Os resultados do estudo serão posteriormente publicados em livro, num documento que se pretende essencial no campo da valorização da Torre no campo turístico e patrimonial. Recorde-se que todo este trabalho foi objecto de uma candidatura ao ON.02 – Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Património Cultural – PC/2/2013 e que a componente de estudos e investigação vai ser acompanhada por obras de requalificação, que vão permitir preservar o edifício e torná-lo visitável.

NI CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário