Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reconversão urbana em Alfândega da Fé: Levantamento arqueológico já começou

Já começaram os trabalhos de estudo e inventariação da Torre do Relógio e da área envolvente. Trata-se de um estudo, decorrente do projecto da própria requalificação do monumento, que vai permitir ficar a conhecer melhor a história desta zona, do edifício emblemático e consequentemente do próprio concelho. 

O levantamento fotográfico para registar o estado atual da Torre e acompanhar todo o trabalho de recuperação continua a ser realizado, no terreno estão agora as sondagens arqueológicas. Uma equipa de arqueólogos/as está a realizar trabalhos na Torre e área envolvente com o objectivo de determinar com precisão as origens e contextualização da Torre do Relógio. 

Paralelamente, historiadores/as estão a desenvolver um estudo histórico, subordinado ao tema “A Torre do Relógio e o Castelo de Alfândega da Fé-Estudo sobre o seu passado”. Todo este trabalho está a ser feito em colaboração com a Universidade do Minho, instituição com a qual a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo na área de arqueologia. 

Tanto as investigações documentais como as arqueológicas são importantes porque vão permitir valorizar e conhecer melhor esta estrutura e a sua importância, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do património. 

Esta foi a principal intenção da Câmara Municipal ao lançar este projeto. Face ao estado de degradação do monumento a autarquia pretendia reabilitá-lo, mas entendeu que esta recuperação tinha que ser acompanhada de um estudo preciso para aprofundar o conhecimento sobre a torre, zona em que está implementada e a própria vila. 

Os resultados do estudo serão posteriormente publicados em livro, num documento que se pretende essencial no campo da valorização da Torre no campo turístico e patrimonial. Recorde-se que todo este trabalho foi objecto de uma candidatura ao ON.02 – Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Património Cultural – PC/2/2013 e que a componente de estudos e investigação vai ser acompanhada por obras de requalificação, que vão permitir preservar o edifício e torná-lo visitável.

NI CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário