quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bragança vai aderir à Iniciativa para a Economia Cívica Portugal

A Câmara Municipal de Bragança aprovou, recentemente, e por unanimidade do seu Executivo, a adesão à Iniciativa para a Economia Cívica Portugal
Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo promover a articulação entre as instituições públicas e privadas, com vista a uma abordagem e resolução socialmente inovadora e economicamente sustentável dos graves e complexos problemas sociais e económicos com que a sociedade atual se depara, em especial a problemática que afeta o Interior do país. 

Para este efeito foi constituído, a nível nacional, o Consórcio para a Economia Cívica, no qual participam já as Câmaras Municipais de Bragança, Fundão, Gondomar, Gouveia, Idanha-a-Nova e Vila Real, as Universidades de Évora e de Lisboa, a Vieira de Almeida & Associados, assim como a prestigiada fundação privada do Reino Unido, The Young Foundation, que possui uma importante e longa experiência no âmbito da inovação social, sendo uma referência na Europa na abordagem e tratamento de problemas societais complexos. 

Espera-se, assim, que, a curto prazo, outras entidades se juntem a este Consórcio a fim de dar uma maior projeção e impacto à Iniciativa para a Economia Cívica a nível nacional. 

Este Consórcio de âmbito nacional está a posicionar-se para se candidatar aos concursos públicos a serem abertos para a gestão dos vários fundos estruturais que a União Europeia disponibiliza a Portugal neste novo quadro financeiro. Mas é, também, objetivo do Consórcio captar outros recursos financeiros da União Europeia (nomeadamente os Programas de Inovação Social), de instituições financeiras internacionais assim como de investidores sociais, nacionais e estrangeiros. Recursos que serão investidos de forma articulada na configuração de novas respostas para os desafios societais com que o país se confronta. 

Para promover e investir estes recursos na configuração de respostas inovadoras e economicamente sustentáveis para os problemas complexos com que nos confrontamos a nível nacional, considera-se que é fundamental criar, a nível local, novas formas de colaboração entre as instituições - públicas, privadas e da economia social - e a Cidadania. Neste sentido, a Câmara Municipal de Bragança - à semelhança dos outros parceiros do Consórcio para a Economia Cívica - está a promover a criação em Bragança de uma Comunidade para a Economia Cívica. Esta Comunidade - que irá agregar as principais instituições públicas, privadas e da economia social de Bragança - irá desenvolver um Programa de Trabalho cujo objetivo é identificar, caracterizar e selecionar as necessidades, problemas e desafios societais com que a sociedade de Bragança se confronta e que devem ser resolvidos. 

Inerente ao projecto está também o propósito de promover um acordo entre as Instituições que participam na Comunidade sobre os resultados que se pretendem alcançar a curto e médio prazo no que diz respeito aos problemas e desafios seleccionados. 

Por último, o consórcio pretende lançar o desafio a todas as instituições e aos cidadãos de Bragança para apresentarem respostas inovadoras que tenham um impacto económico e social positivo e contribuam efetivamente para alcançar os resultados desejados. 

A cerimónia de constituição da Comunidade para a Economia Cívica de Bragança será realizada hoje, dia 7 de janeiro, no Salão Nobre do Município de Bragança, pelas 15:45 horas.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário