Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães lançou publicação sobre os Forais Medievais de Vilarinho da Castanheira

No passado dia 14 de Dezembro foi lançada, pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, no Museu da Memória Rural, a obra “”.

Este livro teve a coordenação científica da investigadora medievalista Maria Alegria Marques, professora  da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e  reúne a principal documentação medieval de Vilarinho da Castanheira, incidindo em particular sobre os seus forais, nomeadamente,   de D. Afonso II (1218),  de D. Dinis (1287) e o foral mais recente de D. Manuel (1514).

Além destes documentos, são também tratados nesta publicação outros documentos medievais, como a mercê régia de D. Dinis ao concelho, concedida em 1299 para a construção de uma fortaleza e o contrato assinado entre Vilarinho da Castanheira e o rei D. Pedro I em 1363.

Esta publicação, apresentada no Museu da Memória Rural pelo historiador transmontano Carlos d'Abreu, conta também com um capítulo escrito pelo Drº João Soalheiro, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa sobre os Bragançãos, sua influência  e memória dentro da região a que corresponde actualmente o Nordeste Transmontano. 

A cerimónia de apresentação desta edição comemorativa, foi precedida por um concerto de música clássica e medieval onde participaram alunos da Esproarte e o grupo Mediaevus Chorus, que interpretaram alguns temas de um reportório musical do período medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário