Uma aldeia imaginária onde os homens andam ao jeito da mulher é o cenário de uma nova produção teatral inspirada numa obra do escritor transmontano Pires Cabral e com estreia marcada para sábado, em Macedo de Cavaleiros.
A obra editada em 1982 será apresentada ao público pela primeira vez, numa produção da Companhia Profissional, a Filandorra -- Teatro do Nordeste, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, divulgou hoje aquele município do distrito de Bragança.
O espetáculo promete "uma divertida comédia que alerta para a situação de desigualdade de géneros", numa região, a de Trás-os-Montes, com os maiores índices de violência doméstica do país, de acordo com os promotores.
"O Saco das Nozes" é o título da nova produção com estreia para a noite de sábado no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e apresentação no dia seguinte, em Chacim, freguesia do mesmo concelho de onde é natural o escritor A.M. Pires Cabral, autor do texto.
De acordo com a divulgação feita do espetáculo, "O Saco das Nozes é uma proposta algo diferente e original na dramaturgia portuguesa, em matéria de teatro de temática popular", baseando-se "em várias histórias da tradição oral, desenvolvidas por forma a imbricarem umas nas outras, dando como resultado uma história coerente e hilariante, embora naturalmente fantasiosa".
A história central parte do pressuposto de que as mulheres devem ser submissas aos maridos, com base em certas passagens da Bíblia, no entanto, a evolução dos acontecimentos em cena mostram o contrário.
No resumo do espetáculo é revelado que o enredo desenrola-se numa aldeia imaginária, onde os homens andam ao jeito da mulher, e o padre promete um saco cheio de nozes ao homem que provar ser ele a dar vozes de comando em casa.
Ao desafio responde apenas um único candidato, que não ficará com as nozes.
O espetáculo é acompanhado por uma exposição ícone biobibliográfica, que teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.
Antes da estreia para o público em geral, no fim de semana, esta produção será apresentada, na sexta-feira, aos alunos do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros, segundo ainda o município.
HFI // JGJ
Lusa/fim
Sem comentários:
Enviar um comentário