O estado do tempo vai agravar-se e as temperaturas baixas devem manter-se no fim de semana, sobretudo amanhã.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), haverá a aguaceiros e vento forte ao longo de sábado, com a chuva a cair em força a partir do início da noite.
Há previsões de neve para o distrito de Bragança, que serão as zonas mais frias, com -2 e -3 graus, respetivamente.
Já durante a madrugada de hoje a neve caiu na envolvente da cidade capital do Nordeste Transmontano, sobretudo em zonas de maior altitude.
A diminuição das temperaturas deverá fazer desplotar um aumento dos níveis de aquecimento no interior das habitações, pelo que nessas circunstâncias deverão ser aumentados os cuidados, nomeadamente quando forem utilizadas lareiras e aquecedores, que podem propiciar risco de incêndio e intoxicação.
Os idosos e as crianças, assim como todos os grupos tidos mais vulneráveis deverãoo manter-se dentro de casa, para se manterem quentes e seguros.
Outras consequências do frio ou da exposição durante muito tempo ao contacto com a neve podem causar queimaduras por congelação, que condicionam a perda de sensibilidade e de cor nas zonas afectadas, alertando-se ainda para alguns sinais de hipotermia que nos adultos se manifesta por tremores, exaustão, confusão, sonolência, mãos inquietas, perda de memória, fala lenta e baralhada confusa e nas crianças por pele muito vermelha e fria e apatia.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário