Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O ANO DE 2014 EM REVISTA

2014 trouxe alterações no código da estrada, mas nem por isso moderou a velocidade, e passou a correr.

O início do ano trouxe boas notícias para o Serviço de Ortopedia, com a especialidade de artroplastias da anca e joelho a ter a atribuição três estrelas, correspondentes ao nível superior, e também a Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi distinguida, na área de Neurologia, que no ano anterior tinha ficado pelo nível intermédio.

Ainda em janeiro, já depois dos Reis, A Unidade Local de Saúde do Nordeste recebeu um perdão de dívida do Governo de mais de 18 milhões de euros no início de 2014, o maior de toda a região norte.

Fizeram parte de um bolo de mais de 420 milhões de euros que o Governo foi autorizado pela Troika a amortizar dos passivos de algumas unidades de saúde. Uma excelente prenda de ano novo, a juntar à previsão de manutenção do Serviço de Urgência de Macedo de Cavaleiros.

Os cogumelos estiveram na moda todo o ano, e começaram a espalhar-se pelos campos e pela gastronomia logo no primeiro mês.

A Feira da Caça e do Turismo teve direito a 20 mil visitantes, e em fevereiro o Entrudo Chocalheiro provou que continua a crescer, que trouxe 700 foliões a Terras de Cavaleiros.

No mês mais pequeno do ano, Nuno Aires assumiu o papel de presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. E houve espaço para mais uma ApiOcasião, dedicada ao mel.

A galope, seguiu o ano. Em abril foram homenageados, a título póstumo, Alfredo Augusto Vaz, o presidente de junta macedense que mais anos teve de mandato.

Alfredo Augusto Vaz esteve na presidência da Junta de Freguesia pelo PSD, de 1983 a 2008, ano em que renunciou o mandato por motivos de saúde. Também a título póstumo foi homenageado António Gonçalves Pinto, que dedicou cerca de 36 anos aos serviços municipais.

Começava a chegar o calor, e chegava também a Bandeira Azul para a Praia da Pegada e a Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo. Estávamos em maio. No mesmo mês, Macedo de Cavaleiros recebeu ainda o Kamov – o helicóptero pesado de combate a incêndios florestais. Uma ajuda preciosa para os soldados da paz,       que este ano tiveram uma época mais calma.

Maio também foi mês de saúde, com o regresso à estrada da Unidade Móvel de Saúde, e com a realização da II Feira da Saúde.

Em junho, foi a vez da Mostra Agrícola, por onde passaram 3 mil pessoas. O futuro pode ser uma Feira Agrícola. Ainda estávamos em junho quando abriram as portas da Feira de São Pedro, pelo 31º ano, e que atraiu 80 mil pessoas.

Sem pular o mês, António Joaquim Ferreira, conhecido como “Pescadinha”, foi homenageado com uma fotobiografia intitulada “Do rapaz do acordeão ao dinossauro autárquico”, que liderou Macedo entre 1976 e 1994.

Em julho, novidades da Base de Apoio Logística (BAL). Vai nascer brevemente no coração do nordeste transmontano, e vai ser a segunda a nível nacional.

Continuou acesa a luta contra a Barragem de Foz-Tua, com queixas por parte dos ambientalistas. Não seria a última deste ano.

Agosto não foi a gosto, mas devolveu o Carviçais Rock ao Nordeste, depois de 6 anos de pausa. Não houve só música no oitavo mês do ano. Houve voleibol, no Azibo. A habitual final nacional, e a estreia do Torneiro Internacional WEZVA.

A meio do mês, a festa foi da Rádio Onda Livre. Que bom foi o 15 de agosto. Obrigado!

“Habemus Geoparque”, dissemos em Setembro, com o anúncio da UNESCO no Canadá, que trouxe o reconhecimento oficial ao Geopark Terras de Cavaleiros.

A encerrar o mês, os Caretos de Podence foram classificados como Património Imaterial de Interesse Municipal. Prepara-se ainda a candidatura a Património Cultural Imaterial de Portugal. Se o parecer for positivo, venha a UNESCO!

Em outubro, ainda se falava da vespa asiática, que tanto preocupou os transmontanos, e chegava o fungo aos castanheiros. Ainda sobre os castanheiros, começou a pairar o perigo da vespa da galha. Logo no mês de novembro, havia de chegar a mosca da azeitona. Só preocupações para os nossos agricultores.

A 18 de novembro, voltaram ao ativo as obras do Túnel do Marão, que tanta tinta fez correr em 2014.

Em dezembro, confirma-se – Bom ano para a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros. Brilharete nos Regional de Kickboxing e igual exibição nos Nacionais. Para Trás-os-Montes com eles, vieram 8 títulos de campeões nacionais.

De 4 a 7 de dezembro, houve Smart Travel -pela primeira vez a conferência internacional esteve em Portugal, e Trás-os-Montes foi o local escolhido. Génios do Turismo e especialista mundiais em diversas áreas passaram por aqui.

A Unidade de Convalescença de Macedo de Cavaleiros, a única dos distritos de Bragança e Vila Real, não recebeu boas notícias em novembro, depois de algumas notícias menos boas ao longo do ano. Encerra hoje, sob o olhar atento da Comissão de Saúde Municipal.

Em dezembro, prenda de Natal para a Cercimac, em Macedo de Cavaleiros. Depois de um ano de espera, já está a funcionar e a receber utentes.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário