Oito das doze autarquias do distrito de Bragança vão dar este ano tolerância de ponto no Carnaval aos funcionários.
Nas Câmaras de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais amanhã não se trabalha, contrariando a decisão do Governo que desde 2012 não concede tolerância de ponto no Carnaval aos funcionários públicos.
No Município de Macedo de Cavaleiros já é hábito não se trabalhar no Carnaval. O presidente da autarquia, Duarte Moreno, justifica esta decisão com as tradições e festividades que se realizam no concelho neste dia.“Justifica-se claramente, porque nós temos o Carnaval mais genuíno do País, estamos a falar dos caretos de Podence, portanto terça-feira de Carnaval é para nós recebermos as pessoas, recebermos aqueles que nos vêem visitar”, afirma Duarte Moreno.
Também em Vinhais não se trabalha na autarquia no dia de Carnaval. O município está a preparar a Festa dos Diabos que sai à rua no próximo fim-de-semana. Para o presidente da Câmara Municipal, Américo Pereira, não faz sentido exigir aos funcionários que trabalhem neste dia de festa. “O trabalho dos funcionários não depende tanto da carga horária, depende muito mais da organização e fundamentalmente se eles estão ou não motivados. Acresce ainda o facto de o Carnaval por tradição foi sempre um dia feriado, é uma altura de férias das crianças e as nossas zonas têm uma forte tradição carnavalesca. Aliás eu nem consigo conceber um dia de Carnaval a trabalhar, porque desde menino me habituei que o Entrudo são férias, e portanto serão sempre férias enquanto eu estiver na Câmara”, defende Américo Pereira.
Já nos municípios de Bragança, Carrazeda de Ansiães e Mirandela amanhã é dia de trabalho. A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo ainda não tomou uma decisão em relação à tolerância de ponto no dia de Carnaval.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário