As autarquias transmontanas devem agrupar-se para ganhar escala dentro da região Norte.
A ideia é defendida por Marcelo Rebelo de Sousa, que na passada sexta-feira visitou o concelho de Macedo de Cavaleiros.
O social-democrata deslocou-se ao distrito de Bragança para falar sobre o que é preciso mudar no sistema político português. Para o Professor e comentador, o novo modelo de regionalização que está em cima da mesa obriga os municípios do Interior a caminhar para a união. “É muito importante criar esquemas para reforçar o agrupamento das várias autarquias locais, nomeadamente dos vários municípios. Esse é um aspecto fundamental uma vez que não há regiões administrativas e que o processo de debate sobre a regionalização é um processo que a vir a existir no futuro, depois da saída da crise, suscita aqui alguns problemas em relação a Trás-os-Montes, que são conhecidos, uma vez que muitos dos defensores da nova regionalização defendem uma regionalização com a liderança no Porto de uma região Norte muito vasta, muito puxada para o litoral, isso coloca desafios ao Interior”, realça o comentador.
Na passagem por Macedo de Cavaleiros, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Casa do Careto, em Podence, e até experimentou a sensação de estar dentro de um fato de careto. Numa altura em que está já numa fase avançada uma candidatura que engloba os caretos de Podence a Património da Humanidade da UNESCO, o Professor e comentador não tem dúvidas de que este projecto pode contribuir para travar o despovoamento através do turismo. “É realista, não exige grandes estruturas pode ir conquistando mercados e pode ir fornecendo oportunidades para estruturas que permitam travar o despovoamento, fixando jovens, porque é um projecto jovem”, enaltece o social-democrata.
Marcelo Rebelo de Sousa participou numa conferência promovida pelos Trabalhadores Social-Democratas de Bragança.
Na passagem pela região Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre outros temas regionais numa entrevista que pode ouvir na Brigantia no espaço Cinco Perguntas, na quarta-feira, e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário