sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Unidade de Cuidados Continuados de Bragança com lista de espera. AVC´s com mais internamentos

Inaugurada no mês de Setembro, a Unidade de Cuidados Continuados de Bragança (UCC) da Santa casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) conta já com lista de espera para internamento em ambas as tipologias (média e longa duração).

Unidade de Cuidados Continuados da santa Casa da Mesiricórdia de Bragança
Esta nova unidade, a maior do distrito, vem colmatar uma lacuna nesta área da saúde, não só no concelho de Bragança como em toda a zona norte do distrito, proporcionando uma recuperação mais perto da área de residência aos doentes que necessitem destes cuidados de saúde especializados. 

Passado este tempo, e segundo a diretora técnica, Susete Abrunhosa, já é possível fazer um perfil dos doentes internados neste novo equipamento. “Atualmente, 98 por cento dos doentes têm idade superior a 65 anos e a doença que mais internamentos regista são os Acidentes Vasculares Cerebrais, com mais de 50 por cento dos casos, depois, surgem as patologias relacionadas com o parelho cardiovascular seguidas das quedas”, explica. Em termos de sexo ”53 por cento dos doentes são do sexo feminino e 47 por cento do sexo masculino”. Relativamente à zona de residência os doentes “são maioritariamente do concelho de Bragança e de Vinhais”.

Susete Abrunhosa faz um balanço muito positivo destes meses de trabalho da UCC: “ São visíveis as mais-valias que este novo equipamento, na área da saúde, proporcionou, não só aos residentes do concelho, mas a toda a população do nordeste transmontano”. “Trata-se de suprir uma necessidade, não só identificada pela população, mas também pelas instituições da área da saúde e instituições sociais”, ressalva.

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) com capacidade para 60 camas, dispõe de 40 camas protocoladas com o Ministério da Saúde. Relativamente às restantes camas (20) que não ficaram abrangidas pelos protocolos da saúde, a SCMB prevê para este ano, a criação de uma valência para demências de forma a rentabilizar aquele espaço. “Prevemos fazer um protocolo com a Segurança Social na área da saúde mental, dado que há uma grande lacuna nessa área no distrito. Além disso temos profissionais de saúde e técnicos capacitados para trabalhar nessa área”, explica o provedor Eleutério Alves.

A UCC de Bragança inclui a tipologia de Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 15 camas e a tipologia de Unidade de Longa Duração e Manutenção com 25 camas e integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário