O Museu da Memória Rural, um equipamento cultural do município de Carrazeda de Ansiães, com sede em Vilarinho da Castanheira, inaugura no próximo dia 4 de Abril, pelas 16h30, o seu primeiro núcleo territorial.
Prensa de parafuso central recuperada para integrar o projecto de musealização do antigo lagar de azeite
O novo núcleo museológico, situado no centro da aldeia de Lavandeira, resultou da recuperação de um antigo lagar de azeite que se encontrava em ruínas e que agora irá começar a funcionar como um espaço didáctico e expositivo das técnicas tradicionais relacionadas com o fabrico do azeite.
O projecto de recuperação e musealização da antiga estrutura é o resultado de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e a União das Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores que desta forma devolvem à população o antigo edifício para fruição pública.
Este novo projecto museológico constituirá mais um atractivo turístico do concelho de Carrazeda de Ansiães, sendo o primeiro polo de uma rede mais abrangente de pequenas unidades museológicas que a autarquia está a montar no seu território sob a marca referencial de Museu da Memória Rural.
O Núcleo Museológico do Lagar de Azeite de Lavandeira vai mostrar ao visitante como era produzido o azeite num antigo lagar de prensa de parafuso central. Todo o processo relacionado com esta antiga actividade económica encontra-se aqui retratado ao nível de um discurso museográfico que se inicia na apanha da azeitona, no seu transporte, na sua limpeza antes da entrada no lagar, nas “pulhas” trocadas entre ranchos de jornaleiros e nos processos de moagem, prensagem e, finalmente, na operação que levava à obtenção do fino fio de azeite.
O discurso é sustentado num design gráfico e em documentos de vídeo que recorrem a imagens de recolha etnográfica e a documentação fotográfica antiga, suportes que são sempre apoiados em textos sintéticos resultantes de um trabalho de investigação científica e em explicações com cariz pedagógico.
Com a abertura deste espaço o conceito do Museu da Memória Rural alarga-se, tornando-se desta forma mais abrangente e polarizado, passando a agregar o primeiro de outros pequenos núcleos museológicos que num futuro próximo a autarquia pretende espalhar pelo território do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Ainda durante 2015 será efectuada a abertura do segundo núcleo do Museu da Memória Rural, o Núcleo Museológico da Telha em Luzelos. Esta é uma das apostas do Município de Carrazeda de Ansiães que pretende atrair um maior número de visitantes ao concelho através da preservação e divulgação do que mais genuíno existe da sua memória colectiva e da sua identidade cultural.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário