Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Plano de Mobilidade do Tua entregue na passada sexta-feira

Já foi entregue o Plano de Mobilidade do Tua ao Ministério do Ambiente. O prazo dado por este organismo à EDP terminava no passado sábado, mas a eléctrica nacional antecipou-se e entregou o documento na passada sexta-feira.
O anúncio foi feito pelo director da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua. 
José Silvano assegura que é o mesmo plano que foi aprovado pela Agência em Julho do ano passado para garantir a mobilidade turística sem esquecer as populações que vivem naquela zona. “Foi entregue na última sexta-feira e prevê aquilo que já todos conhecíamos que é saída da estação do Tua de camioneta até ao cais de embarque junto ao paredão da barragem, barco até à Brunheda e depois comboio da Brunheda até Mirandela. 
Este é o plano multimodal e turístico que nós entregámos ao Ministério, agora vamos esperar na mesma ainda pelos fundos comunitários para ver se conseguimos financiá-lo. Nós o que propusemos em nome da Associação foi um plano de mobilidade turística com componente de mobilidade para que as populações que moram à beira do Tua possam usufruir dele”, assegura José Silvano. 
O Plano de Mobilidade é uma das contrapartidas pela construção da barragem que está contemplada na Declaração de Impacto Ambiental. Por isso, José Silvano espera que o financiamento comunitário seja assegurado pelo Governo.“Estou confiante que nós estabelecemos no âmbito da DIA um plano de mobilidade que satisfaz as populações do Tua e as Câmaras Municipais que as representam. Claro que para concretizarmos este plano precisamos de dinheiro comunitário porque não chegam os 10 milhões da EDP vamos ver se o temos ou não. Eu confio que as entidades públicas de agora respeitem a vontade das entidades públicas da altura que para sermos a favor da barragem a mobilidade ficava resolvida com a parte da EDP e com financiamento comunitário. Espero que os governos apesar de de serem diferentes cumpram a palavra dada”, acrescenta José Silvano. 
O plano de Mobilidade do Tua representa um investimento de 30 milhões de euros. Dez milhões são suportados pela EDP, o restante terá que ser assegurado através de fundos comunitários. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário