sexta-feira, 10 de abril de 2015

Municípios transmontanos satisfeitos com fusão de empresas de gestão da água

As Comunidades Intermunicipais transmontanas estão satisfeitas com a agregação dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento.
A decisão de fundir as quatro empresas do Norte numa única foi aprovada ontem em Conselho de Ministros. 
O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira, acredita que esta medida vai baixar o preço que os municípios transmontanos pagam pela água. “Neste momento os habitantes dos territórios de baixa densidade, como é o nosso caso, estão a comprar a água mais cara do que compram os habitantes do litoral. 
Com a fusão dos sistemas, isto é desaparecendo as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e os outros sistemas de água do Norte e fundindo-se todos num só isso vai permitir que o preço da água em alta baixe um pouco, o que naturalmente vai aliviar o esforço financeiro que as autarquias de Trás-os-Montes fazem neste momento”, realça o autarca. Américo Pereira diz que este é o primeiro passo para que a distribuição da água aos munícipes passe a ser feita por uma empresa intermunicipal, como já acontece com os resíduos, uma medida que está a ser estudada pela CIM Terras de Trás-os-Montes. “Há um segundo passo que neste momento está a ser discutido que tem a ver com o facto de os próprios municípios se organizarem no que diz respeito à distribuição da água em baixa, penso que com este passo que foi dado, mais um eventual sistema intermunicipal de distribuição da água em baixa, penso que vamos conseguir colocar a água aos nossos clientes aos munícipes, a preços mais baratos”, salienta Américo Pereira. 
Os municípios transmontanos satisfeitos com a fusão das quatro empresas que geriam o abastecimento de água em alta na região. 
Ontem em Conselho de Ministros foi aprovada a constituição da Sociedade de Águas do Norte. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário