As características da Raça Churra Galega Bragançana estiveram ontem em destaque no Encontro Nacional de ovinos e concurso nacional desta raça, que decorreu em Bragança. O concurso avaliou 120 animais.
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, sublinha que a valorização desta raça pode ser uma forma de dinamizar a economia do concelho. “Este tipo de iniciativas serve também para alertar para dizer que temos uma raça que é nossa, devemos preservá-la, fazer com que as pessoas consumam o produto, contribuindo dessa forma para a dinamização da actividade económica.
É importante fazer com que os produtores se sintam empenhados e com vontade de continuar a produzir e a criar estes animais e façam com que o nosso concelho seja um concelho mais rico sob o ponto de vista do sector primário porque é um sector extremamente importante e que temos de apoiar” , sublinha o autarca.
Os subsídios de apoio aos produtores de animais e procura do cordeiro de raça churra galega bragançana para consumo alimentar, fazem com que haja cada vez mais produtores e um aumento da produção dos mais antigos. “Dantes tinha menos ovelhas, agora aumentei para 300. A agricultura não dá nada.
Os animais ainda compensam mas porque não precisamos de pagar a um pastor, senão não compensava”, conta Eurico Rodrigo, de Rebordaínhos. Já Maria Adelaide Pereira, de Baçal, também quer aumentar o efectivo de animais. “Tenho 70 ovelhas e quero aumentar até às cem. Deviam apoiar mais este tipo de actividade. Tenho um filho que emigrou para Angola.Se lhe tivessem aprovado um projecto, não precisava de ter saído do nosso país”, constata a agricultora de 68 anos.
Actualmente, a Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana tem registo de 85 produtores com 10 mil animais, distribuídos pelos concelhos de Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Chaves e Valpaços.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário