Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Jogos tradicionais recordados em S. Julião

Diferentes gerações reuniram-se no Dia do Trabalhador em torno dos jogos tradicionais que, este ano, se realizaram na freguesia de S. Julião, em Bragança.
O fito, a raiola, o pião, o jogo da corda ou dos paus são característicos do Nordeste Transmontano e são as pessoas com mais idade que vibram quando recordam os divertimentos de antigamente. 
Ainda assim lamentam que a juventude prefira as tecnologias ao convívio proporcionado pelos jogos tradicionais. “Ultimamente tem-se perdido muito o hábito do jogo do pião. Antes não havia outras coisas, era preciso pegar ao que havia. Agora os jovens procuram outros divertimentos. Agora é só computadores e coisas do género”, constata José da Cruz, da aldeia de Paredes. 
O Dia do Trabalhador é assinalado pelo Município de Bragança com a recriação dos jogos tradicionais. 
O presidente da autarquia, Hernâni Dias, diz que o objectivo é ensinar estes jogos aos mais novos, para que esta tradição passe de geração em geração. “O objectivo é irmos mantendo sempre esta tradição, fazer com que as pessoas pratiquem alguns jogos que para muitos são desconhecidos. Esta é provavelmente a única oportunidade que as pessoas têm de praticar estes jogos e manter esta chama acesa para que não se percam, para que consigamos ter as pessoas mais novas a aprender o que se fazia antigamente”, salienta o autarca. 
Os jovens não ficaram indiferentes a este convívio e foram muitos aqueles que no Dia do Trabalhador experimentaram os jogos de antigamente. 
Os jogos tradicionais que unem diferentes gerações é o tema do Raízes desta semana, uma reportagem que pode ouvir hoje na Brigantia depois das notícias das cinco da tarde e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário