segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Falta de limpeza de estradas pode aumentar risco de incêndio

Há falta de limpeza das bermas de várias estradas nacionais nos concelhos de Bragança e Vinhais.
Este ano ainda a vegetação não foi cortada, tendo crescido sem controlo à beira da via. 
O trabalho de manutenção é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, organismo anteriormente designado por Estradas de Portugal. Um dos casos é o da estrada 308, que liga Dine, no concelho de Vinhais, a Bragança.
Nuno Diz, presidente da Junta de Freguesia de Parâmio, acredita que o risco de incêndio pode aumentar significativamente perante o estado junto à via. “A vegetação cresceu muito, nalguns casos chega mesmo à via, ao alcatrão e pode aumentar a ocorrência de incêndios, já que há várias silvas e ervas secas junto à estrada e basta haver uma fonte de ignição”, refere. O presidente da junta de Parâmio denuncia que a falta de limpeza na berma se regista em várias estradas, nomeadamente no Parque Natural de Montesinho (PNM) ou na Serra da Nogueira. 
O que se torna num mau cartão-de-visita para a região. “Neste mês de Agosto somos visitados por centenas de emigrantes e de turistas e penso que dá uma imagem que dão do PNM e de toda a zona”, salienta. 
A situação foi comunicada no início de Julho à Infraestruturas de Portugal, a quem cabe a responsabilidade de garantir a limpeza das vias de comunicação. A empresa comprometeu-se a fazer a manutenção, mas até ao momento a situação não se alterou. 
Após várias tentativas de contacto, não foi até ao momento possível obter esclarecimentos por parte da Infraestruturas de Portugal. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário