Neste regresso às aulas, sucedem-se as entregas de livros escolares pelas mãos dos municípios. Ontem foi a vez do Município de Bragança oferecer os manuais a 20 alunos do 1º ciclo que frequentam as aulas nas aldeias de Rebordãos e Parada.
O Município prevê entregar 720 livros a 240 alunos carenciados do 1º ciclo, numa primeira fase. Uma oferta que pretende estender a mais alunos do concelho, à medida que manuais forem chegando. Rebordãos é uma das poucas aldeias do concelho de Bragança, onde a escola ainda mantém as portas abertas.
O apoio do município é bem-vindo mas o melhor presente ainda é manter a escola aberta, como refere o habitante da aldeia Adriano Rodrigues. “É uma alegria ver aqui os meninos. A escola dá movimento à aldeia, vêm as professoras e o pessoal que traz as refeições”, salienta Adriano Rodrigues.
O Centro Escolar de Rebordãos recebe crianças do primeiro ciclo e do ensino pré-escolar, não só desta aldeia mas também de algumas aldeias vizinhas. O número de crianças a frequentar este Centro Escolar a cerca de quilómetros de Bragança poderia ser ainda maior se muitos pais não optassem por levar os filhos para a cidade, onde trabalham. “Vêm algumas crianças da aldeia de Nogueira e outros do Zoio. Alguns pais ainda levam crianças para Bragança porque trabalham lá e trazem os filhos depois de saírem do trabalho. Aqui a escola fecha às 19 horas e alguns pais saem depois dessa hora”, acrescenta Adriano Rodrigues.
O Município de Bragança oferece os manuais escolares aos alunos posicionados no escalão 1 do Abono de Família, comparticipa em 50 por cento os manuais do escalão 2 e 25 por cento do escalão 3.
O transporte escolar é gratuito para todos os alunos do ensino básico que residam a mais 3 quilómetros.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário