Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Município de Bragança entrega manuais escolares às crianças

Neste regresso às aulas, sucedem-se as entregas de livros escolares pelas mãos dos municípios. Ontem foi a vez do Município de Bragança oferecer os manuais a 20 alunos do 1º ciclo que frequentam as aulas nas aldeias de Rebordãos e Parada.
O Município prevê entregar 720 livros a 240 alunos carenciados do 1º ciclo, numa primeira fase. Uma oferta que pretende estender a mais alunos do concelho, à medida que manuais forem chegando. Rebordãos é uma das poucas aldeias do concelho de Bragança, onde a escola ainda mantém as portas abertas. 
O apoio do município é bem-vindo mas o melhor presente ainda é manter a escola aberta, como refere o habitante da aldeia Adriano Rodrigues. “É uma alegria ver aqui os meninos. A escola dá movimento à aldeia, vêm as professoras e o pessoal que traz as refeições”, salienta Adriano Rodrigues. 
O Centro Escolar de Rebordãos recebe crianças do primeiro ciclo e do ensino pré-escolar, não só desta aldeia mas também de algumas aldeias vizinhas. O número de crianças a frequentar este Centro Escolar a cerca de quilómetros de Bragança poderia ser ainda maior se muitos pais não optassem por levar os filhos para a cidade, onde trabalham. “Vêm algumas crianças da aldeia de Nogueira e outros do Zoio. Alguns pais ainda levam crianças para Bragança porque trabalham lá e trazem os filhos depois de saírem do trabalho. Aqui a escola fecha às 19 horas e alguns pais saem depois dessa hora”, acrescenta Adriano Rodrigues. 
O Município de Bragança oferece os manuais escolares aos alunos posicionados no escalão 1 do Abono de Família, comparticipa em 50 por cento os manuais do escalão 2 e 25 por cento do escalão 3. 
O transporte escolar é gratuito para todos os alunos do ensino básico que residam a mais 3 quilómetros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário