Uma faceta menos conhecida da pintora Graça Morais vai ser mostrada ao público, em Bragança, numa exposição que reúne, pela primeira vez, trabalhos realizados pela artista para o teatro na área de cenografia e desenho de figurinos.
A exposição ‘Graça Morais - Cenários e Figurinos’ é inaugurada a 18 de setembro no Teatro Municipal de Bragança e um dia depois no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, numa coprodução do espaço cultural com o nome da artista e do Teatro Nacional D. Maria II e em colaboração com o Teatro Experimental de Cascais.
A mostra "apresenta, pela primeira vez, em exposição, o trabalho que Graça Morais realizou, nos primeiros anos da década de 1990, na área da cenografia e desenho de figurinos", como indicou o comissário, Jorge da Costa.
Na exposição poderão ser apreciados os oito telões produzidos para a peça Ricardo II, de William Shakespeare, levada à cena no Teatro Nacional D. Maria II, em 1995, e os dezoito painéis que Graça Morais executou, três anos antes, para a peça Os Biombos, de Jean Genet, no Teatro Experimental de Cascais.
Estas produções "são alguns dos mais relevantes trabalhos cenográficos realizados" pela pintora transmontana e representativos de "uma dimensão menos conhecida da sua obra que, como a pintura e o desenho, se alicerça em marcas autorais muito vincadas", descreveu o comissário.
"A cenografia de Graça Morais, impressiva pela escala monumental, não representa espaços convencionais, apresenta antes lugares, propõe composições mentais, explorando um lado profundamente metafórico, utópico e desconcertante, não raramente habitado por figuras que convoca do seu singular alfabeto iconográfico", indicou.
Ainda que autónoma ao contexto teatral a que esteve originalmente vinculada, esta mostra "apresenta ainda um número significativo de figurinos, desenhos preparatórios, documentários e fotografias capazes de atestar a dimensão deste desafio e a importância que o mesmo representa no contexto da sua obra", rematou.
A exposição estará patente ao público até 12 de janeiro.
Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário