Por Mirandela, vai estar, esta quinta-feira, o Diretor-Geral de Saúde. Francisco George, vai degustar alheira de Mirandela para demonstrar apoio e reconquistar a confiança dos consumidores depois de alguns casos de botulismo alimentar, associados à marca comercial “Origem Transmontana”, terem afetado as vendas de alheiras transmontanas.
A deslocação do diretor-geral de Saúde acontece depois de os agentes locais terem pedido a intervenção do Governo e das autoridades competentes para esclarecimento dos consumidores.
Recorde-se que, na semana passada, uma delegação de Mirandela foi recebida, em Lisboa, pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, que garantiu compromisso do Governo em apoiar os produtores de alheira e ajudar a dissociar o fumeiro regional certificado da marca ligada aos casos de botulismo.
As organizações e outras entidades como a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes criticaram ainda o facto de ser permitido registar marcas comerciais com nomes associados a uma região ou produtos locais.
A polémica teve origem, a 26 de setembro, com a divulgação de um comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
As autoridades davam conta da confirmação de casos de botulismo alimentar associados à marca “Origem Transmontana”, com sede em Bragança, e da decisão de retirar de imediato do mercado alheiras e queijos da referida marca.
Agora, foi o município de Mirandela a tornar pública esta visita do diretor-geral da Saúde a Mirandela, onde vai reunir com os presidentes de Câmara do distrito de Bragança, para demonstrar o seu apoio à alheira de Mirandela e fumeiro da região, e, à hora do almoço, “degustar” uma alheira.
Informação CIR (Rádio Terra Quente)
Sem comentários:
Enviar um comentário