Os agricultores poderiam ter mais benefícios se optassem por fazer seguros agrícolas conjuntos.
Manuel Cardoso, diretor regional da Agricultura e Pescas do Norte, lança a ideia aos produtores, para que os seguros sejam pensados a nível das freguesias, para cobrir as culturas predominantes em cada uma delas.
A primeira freguesia a ser desafia foi a do Lombo, em Macedo de Cavaleiros, onde em agosto deste ano o granizo causou avultados prejuízos nas produções deste ano de azeite e de vinho, ex-libris da freguesia, como lembra Armindo Cepeda, presidente da junta, que recebe com agrado.
O diretor regional explica que no caso do Lombo não foi possível ressarcir os agricultores, e deixa o apelo para que tomam medidas de precaução.
Também Carlos Barroso, vice-presidente do município macedense, também vê mais-valias nestes seguros coletivos.
O diretor regional de Agricultura e Pescas a considerar que seguros coletivos nas freguesias, que abranjam as culturas mais relevantes. Manuel Cardoso falava na freguesia do Lombo, em Macedo de Cavaleiros, onde o vinho, com a existência de duas marcas da Santa Casa da Misericórdia (Quinta do Lombo e Casal do Lombo), e o azeite são os motores agrícolas. O amendoal poderá ser outra cultura a ser reforçada, com recurso ao novo quadro comunitário.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário