Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

«Não deixe os lobos sem abrigo!»: Grupo Lobo conseguiu angariar montante para a aquisição dos terrenos do CRLI

O Grupo Lobo (GL) conseguiu, através da campanha “Não deixe os lobos sem abrigo!”, angariar o montante necessário para a aquisição os terrenos em que está instalado o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), anunciou a associação hoje.


A campanha “Não deixe os lobos sem abrigo!” foi lançada em agosto de 2012 como uma ação de crowdfunding (financiamento coletivo) internacional na plataforma Indiegogo ao abrigo da iniciativa Naturfunding.

Na altura, o objetivo monetário estabelecido foi de 250.000 dólares, que permitiriam ao GL adquirir os 17 hectares de terreno onde o CRLI estava localizado, em Mafra, e assim evitar o encerramento das instalações e o “despejo” dos animais que lá habitavam.

A campanha, que terminou no fim do mês de setembro desse mesmo ano, foi um sucesso, tendo angariado o segundo valor mais elevado a nível mundial para uma campanha relativa a uma causa animal. Com efeito, foram angariados 71.300 dólares através do sítio web e mais alguns milhares de euros por outras vias que, embora longe do objetivo definido, permitiram ao GL negociar com os proprietários do terreno um pagamento faseado, assegurando duas prestações anuais.

Desde então, o GL continuou a desenvolver esforços para reunir o remanescente dos fundos necessários à compra dos terrenos do CRLI. Estes incluíram a criação de uma linha de telefónica solidária e a parceria com diferentes instituições que organizaram eventos (como o concerto “O Lobo no Bosque Encantado” e a exposição de fotografia “Génesis”) cujo lucro de bilheteira reverteu para a iniciativa de salvamento do CRLI.
Estas ações permitiram pagar as prestações seguintes da compra do terreno do centro, ficando a faltar cerca de 55.000 euros, o que motivou o lançamento de uma segunda campanha de financiamento coletivo através do Naturfunding com um apelo a um “último esforço” para atingir objetivo definido em 2012.

Esta segunda ação de angariação online, que terminou em julho passado, permitiu angariar 47.850 dólares adicionais, tendo o GL anunciado agora, “com enorme satisfação”, que foi finalmente, atingido o montante necessário à compra dos terrenos do CRLI.

No comunicado, a associação agradece a preciosa ajuda de todos os que contribuíram para o sucesso campanha “Não deixe os lobos sem abrigo!” que tornou possível que o CRLI se mantenha de portas abertas, reafirmando o seu compromisso no que diz respeito à manutenção dos “padrões de bem-estar dos lobos residentes e a qualidade dos serviços prestados aos visitantes e voluntários” que o centro recebe.

O CRLI pode assim dar continuidade à sua missão de acolher lobos inaptos à vida no meio natural e de ser  um local privilegiado de educação do público sobre a ecologia e conservação do lobo-ibérico, o último grande predador da fauna portuguesa.

Filipa Alves
Fonte: Grupo Lobo – CI

Sem comentários:

Enviar um comentário