Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Técnica da Rede Europeia Anti-pobreza apela a medidas que actuem na raiz deste problema

As medidas assistencialistas e os poderes atribuídos a instituições sociais não resolvem as causas que estão na base das situações de pobreza. Esta é a opinião de Ivone Florêncio, Técnica do núcleo de Bragança da EAPN – a Rede Europeia Anti-pobreza Portugal, em Bragança.
Ivone Florêncio defende que é necessário pensar soluções que resolvam os problemas que estão na base da pobreza. “As instituições limitam-se a aplicara as medidas que são criadas. As medidas de assistencialismo como dar comida ou dar roupa não são medidas que actuam nas causas da pobreza”, frisa a responsável. 
De acordo com os dados mais recentes, em Portugal há mais de 2 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza, ou seja com menos de 411 euros por mês. Não há dados sobre o distrito, mas o núcleo de Bragança que trabalha com a maioria das instituições da cidade, nota que tem havido um número crescente de pessoas a pedir ajuda. 
No passado sábado se o dia internacional para a erradicação da pobreza foi assinalado em Bragança com uma campanha em que se pedia à população em que pedia que escrevesse no mural propostas para acabar com a pobreza e a exclusão social.
As sugestões de transeuntes e de utentes de instituições de solidariedade social de Bragança vão ser avaliadas e algumas delas poderão ser postas em prática.
A juntar a esta acção de rua, a AEPN apostou numa campanha com muppies que está nas ruas de 7 municípios do distrito. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário