Os autarcas de Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé estão preocupados com a falta de médicos nos centros de saúde dos seus concelhos.
Em Torre de Moncorvo, o director do Centro de Saúde faleceu recentemente e um dos médicos não se encontra ao serviço devido a questões internas com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, o que faz com que dos cinco médicos deste Centro de Saúde, apenas três estejam ao serviço.
A situação pode piorar, uma vez que um dos médicos que está a trabalhar tem férias marcadas para Dezembro.
O autarca Local, Nuno Gonçalves, refere que esta situação causa constrangimentos mas, garante que a ULS está empenhada em encontrar uma solução. “Encontrou-se uma solução que passa por clínicos que estão a prestar serviços em Mirandela poderem vir prestar serviços em Torre de Moncorvo às terças e quintas e uma clínica de Coimbra poder estar nos fins-de-semana em Moncorvo.
A partir de Janeiro teremos uma médica a tempo inteiro e em Fevereiro, aquando dos concursos, uma das vagas será preenchida no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo”, adiantou. Espera-se que esta situação fique resolvida em Janeiro do próximo ano. Também em Alfândega da Fé, a falta de médicos tem vindo a causar constrangimentos.
A presidente do Município lamenta que este problema se tenha vindo a arrastar nos últimos anos e ainda não haja solução à vista. “Há um médico que está de atestado há mais de um ano, ele tinha muitos doentes e faz muita falta no Centro de Saúde. A solução encontrada foi que vêm alguns médicos de outros centros de saúde fazer algumas horas, mas isso não é uma solução que dê resposta às necessidades do centro de saúde”, considera Berta Nunes.
Confrontada com a situação relativa ao Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, a Unidade Local de Saúde do Nordeste informou, por escrito, “ que está a desenvolver todos os esforços no sentido de solucionar uma dificuldade entretanto surgida de escassez de recursos humanos médicos para a prestação de assistência clínica aos utentes deste Centro de Saúde”.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário