O programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração (CLDS – 3G) de Macedo de Cavaleiros iniciou em dezembro, estendendo a sua execução durante o período de 3 anos. Chama-se “Operação Armórica”, designação inspirada no riquíssimo património geológico do concelho, e dá continuidade ao trabalho do Projeto Laços (CLDS).
A coordenação execução do programa é feita pela Santa Casa da Misericórdia em estreita articulação com o Conselho Local de Ação Social, presidido pela Câmara Municipal. Tem em vista o estabelecimento de um conjunto alargado de parcerias e dinâmicas institucionais, na prossecução indubitável, de envolvimento dos atores locais, para uma intervenção concertada face às problemáticas que atingem a região, na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos Macedenses.
Esta dinâmica de intervenção global visa a procura de respostas sociais alargadas, na promoção de medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção, do acesso ao rendimento e à melhoria geral das condições de vida da comunidade. Assenta em 3 eixos fundamentais, subdividido em diferentes atividades a implementar até 2018: Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação; Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; Eixo 3 – Capacidade da Comunidade e das Instituições.
A sede da “Operação Armórica” localiza-se na antiga escola primária nº1, na Praça das Eiras.
NI-Nélio Pimentel
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário