Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Animal milenar o porco é um descente do javali,na sua forma domesticada.

Rústico e fácil de criar (cria-se facilmente ao ar livre),alimenta-se  praticamente de tudo, o que dá á sua carne uma textura única .
Riqueza de todas as classes rurais, tudo se aproveita no porco. O seu  consumo  é variado, desde o fresco, salgado e fumado.
Quanto aos fumados apresentam-se  de múltiplas formas ,o salpicão a chouriça,a alheira e o presunto para só citar algumas.
Quanto ás alheiras,criação segundo alguns para proteger muitos dos judeus acolhidos por cá, levam na sua feitura (pão seco,carne da cabeça do porco e galinha)  e   têm tantos nomes como os produtos introduzidos na sua feitura,na Lombada-Bragança também se chamam de tabafeias,enquanto noutros lugares dão pelo nome de azedos ,chouriço de pão ou palaio porque enchidas em tripa diversa.
Por sua vez o salpicão é feito com os lombos de porco que têm variado tempo de maturação na adoba, zona de Bragança cerca de três dias e leva alho,pimento,água ou vinho,ou as duas coisas e sal q.b., surça no planalto mirandês ou de vinha de alhos, na região do alto e baixo Douro.
Continuando com as partes nobres do porco é altura de falar das chouriças que  têm normalmente menos tempo de adoba,a carne é cortada em pequenos pedaços  e conforme as zonas são chamadas também de linguiças essencialmente para degustar assadas.
Por último com as chamadas partes menos nobres do porco,ainda se fazem as sanguinheiras conforme a tia Celeste de Valverde-Valpaços (levam pão,sangue e as carnes gordas do sangradoiro,cebola e abóbora); as sangueiras que segundo o tio Morais de vila nova de Monforte-Chaves levam (sangue,pão e carnes) e os chouriços verdes e mestrilhas assim conhecidas por terras da Lombada. Aqui ainda cabem os enchidos doces por  levarem na sua composição açúcar ou mel, água das carnes,sangue e pão.
Finalmente temos o aproveitamento dos ossos,no butelo,bulho e piriquito conforme o tio Cassiano de Carviçais –Moncorvo.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário