sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Yann Martel centra acção do seu mais recente romance na aldeia de Tuizelo

Conhece Yann Martel? E Tuizelo? À primeira vista a relação entre um dos mais famosos escritores do mundo e uma pequena aldeia do concelho de Vinhais, situada no Parque Natural de Montezinho, não parece muito lógica, mas é a relação mais objectiva possível entre um escritor e o lugar onde esse escritor centra a acção dos seu mais recente romance.

Tuizelo
Yann Martel, o autor do Best-seller internacional “A Vida de Pi”, interessou-se por essa pequena mas bela aldeia transmontana de Tuizelo e daí até a escolher como o espaço central da acção do seu mais recente livro foi um pequeno passo. 

Intitulado "The High Mountains of Portugal" (As Altas Montanhas de Portugal), o novo romance de Yann Martel surpreende por ter o nome do nosso país na capa, mas surpreende ainda mais por trazer para a capa e para o livro, e porque não dizer para o mapa da literatura, a pequena aldeia de Tuizelo. 

O novo trabalho de Martel divide-se em três partes: Sem casa, Para casa e Casa. O livro reúne um trio de histórias que se colam umas às outras devido à localização nacional, mas sempre com personagens e acontecimentos novos, que infestam o livro numa improvável e inolvidável narrativa. 

Estamos no ano 1904. Tudo começa quando um jovem chamado Tomás descobre um jornal velho e de imediato estabelece uma relação com um artefato extraordinário que se for encontrado pode redefinir a história. Viajando num dos primeiros automóveis da Europa, ele sai em busca deste estranho tesouro. Oitenta e cinco anos depois , um senador refugia-se na sua aldeia natal situada nas altas montanhas de Portugal. Mas ele chega com um companheiro incomum, um chimpanzé, e quando se enreda e se perde na trama de uma estória com cerca de um século, chegará a uma conclusão inesperada.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário