A localização de Bragança deverá ser aproveitada de forma estratégica pelos investidores.
Esta foi uma das ideias vincadas no Start Up Europe Week, que decorreu ontem no Brigantia EcoPark e uniu empresários, investidores e investigadores em torno do empreendedorismo.
João Medina, consultor da Sociedade Portuguesa de Inovação, que fez parte da organização, faz um balanço positivo desta discussão de ideias e frisa que a posição de Bragança permite uma escala global às empresas que se instalam neste concelho. “O balanço que faço só pode ser positivo, pelo interesse demonstrado. Tivemos uma sala cheia às 9 da noite, numa quarta feira em que havia futebol, o que demonstra que há um interesse sobre a temática do empreendedorismo.
Foram apresentadas várias iniciativas , umas mais maduras e outras em estado inicial, mas que posicionam Bragança de uma forma muito positiva e muito optimista em relação ao seu futuro e à actividade empreendedora no concelho.
Estamos a falar de toda a região de Trás-os-Montes, e como vimos, o facto de um empreendedor estar localizado em Bragança, tem um alcance que pode ser à escala global”, constatou.
Uma das empresas que escolheu investir em Bragança foi a Catraport. Esta de empresa da indústria de componentes automóveis, de capitais italianos, trabalha com a Faurecia, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes para automóveis e que tem uma fabrica em Bragança.
José Amaral, um dos sócios da Catraport, explica que , inicialmente, a empresa veio para Bragança pela proximidade com a Faurecia mas, agora, este território já faz parte da sua estratégia. “O investimento foi feito aqui basicamente para a Faurecia. Digamos que foi uma imposição, já que somos um fornecedor estratégico da Faurecia, em todo o mundo. Agora podemos estabelecer um objectivo e um polo para fornecer a Faurecia. Acabamos de identificar oportunidades na Península Ibérica muito importantes e a nossa própria prioridade é agora desenvolver o negócio da empresa em toda a Península Ibérica, sendo Bragança uma localização ideal para isso”, referiu o empresário. A Catraport deverá abrir em Outubro. Até 2020, a empresa quer investir 8 milhões de euros em Bragança e criar mais de 50 postos de trabalha.
Bragança foi uma das 2000 cidades europeias a acolher a Start Up Europe Week, contando com o Município de Bragança e o Brigantia EcoPark como parceiros.
Escrito por Brigantia
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