segunda-feira, 14 de março de 2016

Vilarinho quer atrair turistas à feira do folar

Vilarinho de Agrochão encerrou as feiras das freguesias de Macedo de Cavaleiros.
O certame, dedicado ao folar, é o mais antigo do concelho, com 15 anos. E para o ano adivinham-se mudanças, revela o presidente da freguesia, Manuel Mico.

“Está consolidado. Há alterações que pretendemos fazer, ainda ontem em conversa com o senhor Presidente da Câmara Duarte Moreno falamos para tentar que na altura da feira, como apanha sempre as Amendoeiras em Flor, consigamos trazer algumas pessoas que passem por aqui através de excursões, que vêm do Minho, passam em Mirandela e vão para a Amendoeira. Vamos os dois trabalhar nisso a partir de outubro/novembro para que ainda tenhamos mais gente. A nível de afirmação está bem pois aumentam os expositores da freguesia. As vendas têm corrido bem, já falei com as pessoas o que é bom. As aldeias cada vez têm menos gente e lutamos com as nossas forças pedindo união e a todos para que o evento não acabe, o que não é possível acabar e, apesar das dificuldades financeiras que o país está a atravessar, vai continuar.”

Uma opinião partilhada por Duarte Moreno, o presidente do município macedense.

“É a última feira e é a mais antiga, faz este ano 15 anos. Nota-se que se consolidou, cada vez ,temos mais expositores e também visitantes como podem verificar. Vilarinho está de parabéns pois conseguiu atrair os visitantes para aquilo que não era expectável na altura em que se criou, em 2002. Aquilo que está no plano de atividades de “hoje” foi aquilo que era um sonho “ontem” e, de facto, esta foi uma feira onde houve um sonho que se concretizou com este evento que faz já parte da tradição de Vilarinho.

O balanço destas feiras que têm vindo a acontecer é global e positivo, não tenho números para fornecer mas sinto que as pessoas estão satisfeitas, a qualquer sítio por onde passo onde ocorreram estas atividades a população mostra-se satisfeita com o número de visitantes e com a atração que fizeram com estes mesmos eventos.

A satisfação é o primeiro balanço que faço, que é positivo e para continuar, e lanço o desafio a todos para que continuem com estas atividades, que mais não seja para convivermos um pouco todos juntos.”

Foram 25 expositores a compor o certame, com o folar em destaque. Carmelina Machado revela o segredo da confeção deste produto típico da região.

“O segredo é a forma como trabalhamos, pelas mãos é tudo tradicional. É a carne, os ovos, tudo. As pessoas que provam dizem que é bom, compram. Eu fiz mais de 30 folares e só já tenho dois ou três.”

A XV Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão decorreu este sábado e domingo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário