Vinte bombeiros de quatro corporações realizam esta semana uma formação de três dias, em Espanha, para treinarem o socorro e se prepararem para intervir dentro do Túnel do Marão, disse hoje fonte dos voluntários.
Orlando Matos, comandante da Cruz Branca, de Vila Real, afirmou à agência Lusa que os bombeiros vão estar a partir de quarta-feira, em Oviedo, no centro de formação "Tunnel Safety Testing" (TST), para testarem, num cenário em escala real, o combate ao fogo em viaturas e a ventilação dentro de um túnel rodoviário.
Os bombeiros da Cruz Branca, Cruz Verde, Amarante e Vila Meã serão os que terão a missão de intervir dentro do Túnel do Marão, inserido na autoestrada que deverá ligar, a partir deste mês, Vila Real a Amarante.
Trata-se do maior túnel rodoviário da Península Ibérica que possui quase seis quilómetros de extensão.
Esta formação vem dar resposta a algumas preocupações reveladas por Orlando Matos, em fevereiro, altura em que disse que os bombeiros ainda desconheciam o que existe no túnel interior em termos de segurança, que ainda não dispunham de equipamentos nem formação específica para intervenção dentro desta infraestrutura.
O comandante disse estar satisfeito com esta resposta dada ao caderno reivindicativo apresentado pelas corporações, mas lamentou "a rapidez com que se tenha de fazer tudo agora", quando se "podiam ter programado as coisas com tempo".
Apesar da "pressão das datas", Orlando Matos frisou que os bombeiros querem fazer parte da solução e não do problema.
No final do mês, mais cinco bombeiros de cada uma das quatro corporações irão a Espanha realizar a formação que tem 16 horas.
Serão depois estes 10 bombeiros da Cruz Branca que irão replicar os conhecimentos por outros elementos da corporação.
A partir de domingo, segundo o comandante, serão feitas visitas ao Túnel do Marão acompanhadas por técnicos da obra que permitirão conhecer o "ambiente e os sistemas de segurança disponíveis".
Estas visitas também irão decorrer à noite para mobilizar "o maior número possível de voluntários" e, depois, no dia 13 será feito um exercício de desencarceramento que envolverá bombeiros, INEM e GNR.
Orlando Matos disse ainda que, em princípio, até ao dia 13 de abril serão também entregues cinco equipamentos individuais e máscaras respiratórias às corporações.
Os bombeiros reivindicam também veículos vocacionados para a infraestrutura túnel, com características específicas como seja um canhão de projeção ou uma câmara térmica, o que poderá vir a acontecer, mais tarde, no âmbito de candidaturas a fundos comunitários.
Depois de concluídas as obras de construção civil dentro do túnel, estão agora a decorrer os testes dos equipamentos de segurança do empreendimento.
Até ao momento ainda não foi anunciada a data oficial de abertura desta autoestrada que vai ligar a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) e que demorou sete anos a concluir.
PLI // MSP
Lusa/Fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário