Sete alunos do 10º ano, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, ganharam uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. O trabalho vencedor do prémio “Escola na Europa”, promovido pelo eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes foi um vídeo intitulado “Bragança Ecológica”.
Os estudantes tentaram mostrar exemplos de sustentabilidade e progresso, na cidade de Bragança e criaram uma música que pretende desmistificar o conceito que o país e a Europa pode ter da cidade e do nordeste transmontano, valorizando aquilo que de melhor a região tem para oferecer.
Os jovens confessam que não estavam à espera de ganhar mas mostram-se entusiasmados com o prémio, já que é a primeira vez que viajam ao coração da Europa.”Nunca pensamos em ganhar, foi uma experiência surpreendente e enriquecedora. Gosto muito de conhecer novas cidades e estou ansiosa por ir a Bruxelas”, confessou Diana Oliveira.
Já o estudante Bruno Pires referiu que foi uma iniciativa que “agradou” aos jovens, já que “o prémio era cativante”. O prémio “Escola na Europa”, distinguiu ainda alunos do 2º ano do Centro Escolar de Santa Maria, também em Bragança, que apresentaram um boneco/fantoche que simboliza a União Europeia e representa produtos regionais transmontanos.
Nesta categoria, dirigida a alunos do primeiro ciclo, foram atribuídos 250 euros à escola para aquisição de material escolar. O mesmo prémio foi também atribuído aos vencedores da categoria destinada aos alunos de 2º e 3º ciclos. Neste caso, os vencedores foram os alunos de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, que fizeram um mapa interactivo com informação dos 28 países que integram a União Europeia.
Esta foi a segunda edição do prémio “Escola na Europa”, no distrito de Bragança.
O eurodeputado José Manuel Fernandes considera que esta é uma boa forma de aproximar os jovens das instituições da União Europeia. “O objectivo é que haja a consciencialização do que é ser cidadão da União Europeia. É uma forma de proximidade da minha parte, num compromisso que afirmei e que estou a cumprir, a par de outras iniciativas, como por exemplo a ‘Agenda pela Nossa Terra’, que apresentei na semana passada.
Este prémio é também uma forma de dar a conhecer o Parlamento europeu aos Vencedores”, constatou o eurodeputado.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem na sede do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário