Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de maio de 2016

'Já há luz ao fundo do Túnel'. Túnel do Marão inaugurado sábado e abre ao tráfego às 00:00 de domingo

O primeiro-ministro, António Costa, inaugura sábado a Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, anunciou hoje o ministério do Planeamento e Infraestruturas.
Fonte do ministério disse à agência que a nova autoestrada abre ao tráfego às 00:00 de domingo.

A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis por túnel, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens, é inaugurada no sábado numa cerimónia que será presidida pelo primeiro-ministro, com a presença de vários elementos do Governo, entre os quais o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

A festa de inauguração realiza-se sábado à tarde, com a comitiva a entrar no túnel pelo lado de Amarante e os discursos a terem lugar do lado de Vila Real.

Durante a manhã realiza-se uma caminhada solidária e ainda um passeio de carros antigos, um programa que está a ser organizado pelas câmaras de Vila Real e de Amarante.

Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), toda a autoestrada representa um investimento de cerca de 270 milhões de euros.

Concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.

A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.

A velocidade máxima pela travessia do Marão é 100 quilómetros hora e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.

Percorrer esta nova via vai custar 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

Nos últimos dias têm-se multiplicado as posições em defesa da abolição de portagens nesta autoestrada, nomeadamente por parte da Comissão de Utentes da A4, bem como pelo Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) e o Bloco de Esquerda.

O túnel e as variantes de Bragança e Vila Real eram os únicos troços portajados nos contratos das empreitadas das autoestradas do Marão e Transmontana, que liga Vila Real a Bragança.

Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário