sábado, 18 de junho de 2016

Fogo consome habitação e deixa casal desalojado

Um incêndio destruiu por completo uma habitação, esta manhã, em Vinhas, concelho de Macedo de Cavaleiros, e deixou um casal desalojado.
O homem e a mulher, ambos com cerca de 50 anos e únicos residentes na moradia, estavam no campo quando o fogo deflagrou. Terão sido avisados por populares, que ali passaram por volta das 8.30h da manhã, e viram chamas a saírem pelo telhado.

Em Junho, e, por isso, sem lareira acesa, a causa mais provável, ainda que sem confirmações oficiais, é um curto-circuito, como conta Delfina Sarmento, a presidente da Junta de Freguesia de Vinhas.

“Falei com o dono, e ele diz que não faz a mínima ideia do que possa ter acontecido. Garante que, de manhã, quando saíram, estava tudo bem. Quando foram alertados, já estava tudo em chamas.

Não acendiam o lume há alguns dias, segundo me disseram. Provavelmente, terá sido um curto-circuito, nas palavras do senhor residente. Nada indica para outros fatores, como lareiras ou fogo-posto, até porque a casa era já bastante antiga, e a instalação elétrica também. Poderá ter partido daí.”

O casal vai passar o fim-de-semana em casa de familiares, e a partir de segunda-feira deve ser transferidos para uma casa social, disponibilizada pela Junta de Freguesia.

“Foi logo disponibilizado alojamento local. Mas foi recusado, visto que o casal diz que quer permanecer em casa de uma prima ao longo do fim-de-semana.

A Junta de Freguesia tem uma casa, que denominamos de casa social, que é um pré-fabricado. Tem água e luz disponível.

Segunda-feira virá uma assistente social e elementos da Câmara Municipal, para podermos colocar a casa totalmente a funcionar, para ser entregue ao casal.”

Também a Câmara Municipal garante estar atenta à situação, e disponível para ajudar  esta família.

O combate às chamas prolongou-se durante toda a manhã. Foram chamados elementos das corporações de bombeiros de Macedo de Cavaleiros, Izeda, Bragança e Vimioso.

Desde dezembro, é a quarta casa de habitação que arde no concelho macedense.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário