Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Unidade de saúde brigantina premiada

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos Terra Fria recebeu ontem o prémio Saúde Sustentável na categoria Cuidados Continuados numa cerimónia que contou com o ministro Adalberto Campos.
Os prémios Saúde Sustentável foram entregues esta terça-feira, dia 7 de junho, ao final da tarde e Bragança foi uma das três cidades contempladas. Na categoria Cuidados Continuados, a escolhida foi a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos Terra Fria na capital nordestina. Já na categoria de Cuidados Primários, o prémio foi atribuído a Coimbra, mais precisamente à à USF Cela Saúde e o terceiro e último contemplado foi o Hospital da Figueira da Foz, que venceu na categoria de cuidados hospitalares.

Os prémios Saúde Sustentável, que resultam de uma parceria entre o Negócios e a Sanofi Portugal, vão já na sua quinta edição e são atribuídos por um júri composto por 15 personalidades, presidido pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio.

Na cerimónia foi, ainda, entregue o prémio Personalidade a um dos pioneiros dos transplantes em Portugal, João Rodrigues Pena. Nas quatro anteriores edições, o atual ministro da Saúde, Adalberto Campos, foi um dos jurados. Esta terça-feira esteve presente para fazer o encerramento da cerimónia e para entregar o prémio Personalidade a João Rodrigues Pena, um dos responsáveis pela instalação da unidade de transplantes no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

O ministro da Saúde considerou o prémio "mais do que merecido" e "o mais simbólico" por ser "baseado na coragem de ser discreto" de João Rodrigues Pena. O ministro elogiou "a elegância, a discrição e o exemplo de como um génio da humanidade pode servir um país". "O senhor é um dos construtores do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e não teremos nunca palavras para reconhecer aquilo que fez com inteligência, sabedoria, reserva. E por ter sabido dar continuidade a um projeto que afirma a grande qualidade do SNS", asseverou.

Quando recebeu o prémio, João Rodrigues Pena, agora com 84 anos, não perdeu a modéstia que o caracteriza. "Sou cirurgião. Se algum mérito me cabe é ter conseguido reunir as condições e as pessoas para criar programas sustentados de transplante de órgãos em Portugal, cujos resultados não desmerecem dos países mais avançados do mundo", expôs.

O ministro da Saúde encerrou a conferência pedindo aos galardoados para "acelerar a dinâmica do SNS".

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário