Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 24 de julho de 2016

Governo aprova novos contratos de concessão mineira

O Governo anunciou hoje que aprovou oito contratos de pesquisa e prospeção mineira que abrangem diversos concelhos do país, a que se juntam aos cinco recentemente formalizados, totalizando 13 novas áreas concessionadas.
Os contratos foram aprovados pelo secretário Estado de Energia, Jorge Seguro Sanches, e insere-se na estratégia de dinamização do setor.

Em comunicado, a secretaria de Estado da Energia refere que a aprovação dos oito contratos segue-se à recente formalização de mais cinco contratos de concessão mineira, totalizando 13 novas áreas concessionadas.

"É preocupação do Governo criar oportunidades de investimento para as empresas do setor, num processo de envolvimento simultâneo das populações e respetivas autarquias", afirmou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, citado no comunicado.

Segundo a Secretaria de Estado da Energia, outra das prioridades passa por obter informação detalhada sobre o território nacional, de modo a caracterizar o potencial da Base Nacional de Recursos Mineiros e superar o atual défice de conhecimento.

A cartografia constitui um instrumento indispensável para o desenvolvimento sustentável, quer do ponto de vista económico, ambiental ou social do país, permitindo colocar a geologia de Portugal em patamar comparável ao de outros países desenvolvidos, adianta a secretaria de Estado.

Atualmente, apenas 75 por cento do país está mapeado geologicamente à escala 1:50.000, enquanto à escala 1:200.000, a mais emblemática, a cobertura cartográfica situa-se nos 50%.

Neste contexto, avança a Secretaria de Estado, está em marcha o Programa Nacional de Cartografia Geológica, que será realizado pelo LNEG -- Laboratório Nacional de Energia e Geologia e restantes organismos estatais.

Os concelhos abrangidos pelos contratos de concessão mineira são Moura, Serpa, Vidigueira, Portel, Alcácer do Sal, Arouca, Castro d'Aire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Vale de Cambra Mortágua, Oliveira de Frades, Sever de Vouga, Tondela, Vouzela e Águeda.

Mirandela, Vila Flôr, Alfândega da Fé, Monforte, Arronches, Elvas, Campo Maior, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada-à-Cinta são outros concelhos.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário