Um estudo da Unidade Local de Saúde do Nordeste revelou alguns hábitos de saúde nocivos praticados pelos alunos do distrito de Bragança. Alguns dos dados apresentados indicam que mais de 70% dos alunos do ensino secundário do distrito de Bragança bebem álcool e alunos do sétimo ano admitem fumar regularmente.
72% dos alunos do ensino secundário do distrito de Bragança ingerem bebidas alcoólicas, sendo que 16 por cento consideram a prática fundamental para se divertirem.
No que diz respeito a alunos mais novos, que frequentam o 7.º ano, o consumo de bebidas alcoólicas é admitido por 12% dos alunos. Já fumar é um habitual para 4% dos inquiridos, dos quais 26% o fazem diariamente.
O estudo sobre os hábitos saudáveis da comunidade escolar revela que apesar de estarem informados em relação aos malefícios, alguns alunos consideram o tabaco calmante e o consumo de drogas uma forma de se divertirem mais.
O estudo divulgado abrangeu estudantes dos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, inquiridos pela equipa de Saúde Escolar da ULS Nordeste para fazer um diagnóstico dos comportamentos com implicações na saúde dos alunos das escolas do distrito.
No que diz respeito à sexualidade, o estudo mostra que 87% dos inquiridos do 10 e 12.º anos reconhecem ter conhecimento que o método mais eficaz para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo, mas ainda há 10% que acham que a pílula tem a mesma função. Relativamente aos hábitos nesta área, verifica-se que apesar de a maioria se proteger nas relações sexuais, 30% dos jovens admite que não utiliza proteção para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, de forma contínua.
Esta avaliação foi levada a cabo no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Escolar, e vai permitir à ULS Nordeste direccionar as acções de sensibilização e de promoção da saúde, para incentivar as crianças e jovens do distrito de Bragança a adoptarem hábitos mais saudáveis.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário