Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Estudo revela hábitos pouco saudáveis de estudantes do distrito de Bragança

Um estudo da Unidade Local de Saúde do Nordeste revelou alguns hábitos de saúde nocivos praticados pelos alunos do distrito de Bragança. Alguns dos dados apresentados indicam que mais de 70% dos alunos do ensino secundário do distrito de Bragança bebem álcool e alunos do sétimo ano admitem fumar regularmente.
72% dos alunos do ensino secundário do distrito de Bragança ingerem bebidas alcoólicas, sendo que 16 por cento consideram a prática fundamental para se divertirem.

No que diz respeito a alunos mais novos, que frequentam o 7.º ano, o consumo de bebidas alcoólicas é admitido por 12% dos alunos. Já fumar é um habitual para 4% dos inquiridos, dos quais 26% o fazem diariamente.

O estudo sobre os hábitos saudáveis da comunidade escolar revela que apesar de estarem informados em relação aos malefícios, alguns alunos consideram o tabaco calmante e o consumo de drogas uma forma de se divertirem mais.

O estudo divulgado abrangeu estudantes dos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, inquiridos pela equipa de Saúde Escolar da ULS Nordeste para fazer um diagnóstico dos comportamentos com implicações na saúde dos alunos das escolas do distrito.

No que diz respeito à sexualidade, o estudo mostra que 87% dos inquiridos do 10 e 12.º anos reconhecem ter conhecimento que o método mais eficaz para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo, mas ainda há 10% que acham que a pílula tem a mesma função. Relativamente aos hábitos nesta área,  verifica-se que apesar de a maioria se proteger nas relações sexuais, 30% dos jovens admite que não utiliza proteção para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, de forma contínua.

Esta avaliação foi levada a cabo no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Escolar, e vai permitir à ULS Nordeste direccionar as acções de sensibilização e de promoção da saúde, para incentivar as crianças e jovens do distrito de Bragança a adoptarem hábitos mais saudáveis. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário