segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Trinta Localidades espanholas e portuguesas da Raia participam no Encontro Internacional em torno da cultura e das artes cénicas

No sábado passado, dia 30 de julho, celebra-se em Pereña de la Ribera o III Encontro luso-espanhol de Seniores, integrando também o II Certame de teatro “Artistas da Fronteira”.
A partir das 10h00 os quase 1.000 seniores inscritos para participar neste encontro internacional puderam desfrutar das 15 representações de teatro, folclore, música e danças. 

Nesta edição participam seniores procedentes de trinta localidades, de Espanha e Portugal, todas elas pertencentes ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT DUERO-DOURO). 

O Duero-Douro organiza este encontro internacional com o objetivo de potenciar as relações entre as comunidades do seu território, no âmbito do seu objetivo do coesão territorial e de oportunidades partilhadas por todos os habitantes desta área de fronteira. 

Este ano o encontro teve lugar em Pereña de la Ribera, onde foram preparados dois cenários simultâneos para as diferentes atuações. As peças de teatro foram encenadas no auditório municipal e as atuações folclore, música e dança  apresentadas no Frontão Municipal. 

A jornada contou ainda com uma “Gran Paella Popular” oferecida aos  participantes, que sem dúvida,  com o intuito de ajudar ao fortalecimento de laços e relações. 

As várias atuações decorreram em contínuo e sem interrupção durante todo o dia, tendo sido protagonizadas pelos grupos participantes, constituídos por colectivos informais, artistas amadores e Universidades Seniores das  aldeias e dos nossos concelhos que integram o agrupamento,  e que começaram a ensaiar as suas apresentações há alguns meses, na expectativa da atuação pública neste encontro internacional.

A jornada foi coroada com a atuação dos pauliteiros de Miranda do Douro, grupo que encerrou este Encontro Internacional de povos e culturas.

O diretor do Agrupamento AECT Duero–Douro, José Luis Pascual, sublinhou o sucesso deste encontro que descreveu como “um autêntico espetáculo. Hoje congregamos na nossa terra 21 atuações entre teatro, folclore, música e canto. Chamo a atenção pra o facto de terem estado presentes cerca de um milhar de pessoas que demonstram que os nossos povos estão vivos”, disse o responsável citado pelo jornal local Salamanca al día. 

Pelas  20:00 horas o certame foi encerrado com o regresso de dezenas de autocarros, levando com eles os seniores às aldeias de inde eram provenientes.

Este Encontro Internacional, organizado pelo AECT Duero-Douro, contou com a colaboração do Ayuntamiento de Pereña de la Ribera, cujo empenho e colaboração tornaram possível a realização de um evento desta envergadura.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário