Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Verdes sensibilizam município de Freixo para perigos de exploração espanhola de Urânio

O Partido Ecologista “Os Verdes” e os congéneres espanhóis EQUO reuniram ontem com representantes do município de Freixo de Estada à Cinta para discutir os impactos no concelho do projecto de exploração de urânio que está previsto para a província espanhola de Salamanca junto à fronteira portuguesa.
Miguel Martins, membro do PEV afirmou no final da reunião que durante o encontro foi possível informar e sensibilizar o executivo de Freixo para esta questão.

“Da parte da manhã estivemos no distrito da Guarda para sensibilizar a população e da parte da tarde estivemos reunidos com a autarquia de Freixo de Espada à Cinta, no sentido de sensibilizar e transmitir informação para esta causa da exploração de urânio que está a ser prevista. O que os elementos da autarquia nos transmitiram foi que não tinha muito conhecimento acerca desta exploração e urânio e ficou sensibilizada face ao que foi a nossa exposição”, adiantou.

Depois de terem questionado o Governo acerca deste assunto os Verdes prometem continuar a tomar diligências, nomeadamente esclarecer e sensibilizar representantes de outros concelhos como da Comunidade Intermunicipal do Douro.

“Os Verdes vão questionar novamente o Governo e pretendemos alargar também esta sensibilização que poderão ter consequências de exploração de urânio”, disse.

A preocupação dos partidos ecologistas prende-se com a poluição, como a que pode acontecer através da propagação de partículas radiactivas, que um projecto desta natureza pode causar, em particular porque uma das minas se situa a apenas 8 quilómetros da fronteira com Portugal e a unidade de reprocessamento fica localizada na bacia hidrográfica do rio Douro, que abastece cerca de 2 milhões de pessoas e cujas águas são utilizadas para irrigar campos agrícolas nomeadamente no Douro Vinhateiro.

A presidente do município de Freixo de Espada à Cinta prefere não emitir uma opinião acerca deste projecto enquanto não houver sinais concretos de que a referida exploração irá avançar. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário